Findt2000

Um Mergulho em Bimmah Sinkhole

Conheça o Bimmah Sinkhole

Tinha bastante curiosidade em saber sobre a viagem para os wadis de Omã e também outros locais onde pudesse tomar banho. Fosse num cruzeiro de dhow em Musandam, como fizera dias anterior ; fosse no misterioso Bimmah Sinkhole (também publicado por Hawaiyat Najm). Meio caminho entre a capital Muscat e também a cidade de Sur. Era esse o projecto : tomar banho e também nadar.

Tinha saído de Muscat ao volante de um carro alugado ( a melhor forma de explorar o país) e também, após visitar Quryat, parei logo no Bimmah Sinkhole. Trata-se de um cenote. Cavidade oriundo de formato quase rodear e também enxurrada de chuva convidativa e também transparente. Imitante com os que abundam no sul do México.

 Como essa maravilha da natureza foi esculpida

A depressão geológica, formada devido ao colapso das camadas subterrâneas de calcário, é relativamente pequena. O quase-círculo não terá mas que 50 ou 60 metros de diâmetro; porém consta que a profundidade das águas chega aos 20 metros. E também é maravilhoso para nadar. O mas curioso é que o pequeno lago de águas esverdeadas, está situado a pouco mais de meio quilómetro do mar.

Bela-viagem

Com-a-familia-em-viagem

Com o calor de outubro no seu auge, e também não impeditivo a temperatura elevada da chuva, zero melhor do que um mergulho para refrescar. Não sabia se iria conseguir tomar banho só com calções de banho e também, então, estava pronto com t-shirts adicionais caso fosse necessário entrar na chuva vestido.

Parei o carro, entrei no recinto sem descobrir muito o que aguardar, caminhei duas ou três para centenas e centenas de metros e também cheguei ao Bimmah Sinkhole.

Para meu espanto, os homens estavam toda gente de tronco pelado e também as mulheres de biquini. Havia 2 casais de expatriados a sobreviver em Muscat acompanhados de pequenos e também um recém-nascido de pescoço ; um jovem par de viajantes franceses; e também até uma família omanita a morar em Londres, acompanhada por um guia – também este de Omã – que, sem extensa morosidade, despiu a t-shirt e também entrou nas águas quentes do Bimmah Sinkhole.

Respeito aos moradores locais

Sou propugnador do supremo saudação pelos costumes locais continuamente que viajo porém, ante aquele cenário, não me fiz rogado e também fui tomar banho só de calções.

O relógio já passava do meio-dia e também, por consequência, fora de chuva o calor era abrasador. Fui ficando, nadando, refrescando-me, constantemente de olho no cabeça da escadaria com receio que chegasse alguma família mas conservadora. Não aconteceu. As famílias dessa região geralmente são bastante religiosas e preservam os bons costumes acima de tudo.

Viagem-de-fim-de-ano

Viagem-maravilhosa-de-férias

Terei pretérito quase uma hora no cenote; até o momento que, já ameno e também revigorado, estava pronto para a próxima façanha : fazer o trekking de Wadi Shab. Foi o timing perfeito.

No caminho para o carro, cruzei-me com três senhoras omanitas completamente tapadas com chador preto. Duas delas eram tudo menos jovens, pelo que foi uma sorte ter saído do cenote naquela profundeza. Provavelmente não iriam expor zero, porém eu ter -me-ia sentido desconfortável.

Despedi-me do simpático porteiro, fechei o entrada a seu solicitado, e também arranquei rumo a Wadi Shab.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *